domingo, 20 de fevereiro de 2011

Obediência a Deus

"Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma, então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite." Dt 11:13,14
Quando ainda era criança, ouvia durante os cultos, muitas vezes, pregadores falando sobre obediência a Deus, e falavam sobre isso de forma que transparecia como algo difícil de ser cumprido. Por minha mente passava o seguinte pensamento: "Não é tão difícil obedecer. Se Deus falou, é só ir e fazer, porque qualquer um sabe que no fim haverá uma recompensa, afinal, é o que está escrito na bíblia!".
Mas conforme vamos crescendo, adquirido responsabilidades e percebendo o valor das coisas, isso não parece mais tão fácil, e realmente não é! Como é difícil cumprir com a tal da obediência, digo isso por mim mesma.
Imagine hipoteticamente a seguinte situação: Dois jovens decidem casar-se e não têm nada (financeiramente). Eles se casam, mudam de cidade e começam a construir suas vidas do zero. Moram de favor e em casas com péssimas condições, trabalham duro o dia todo, e realmente levam uma vida muito difícil; como diz o ditado, vendendo o almoço para poder comprar a janta. Com muito suor e economia e depois de muito tempo, conseguem conquistar sua casa, e alguns bens. Então, em certo dia o Senhor diz: tenho vos abençoado e não lhes tem faltado nada, então, vá e dê a 'fulano'. Ai, pelo impulso da carne, o casal pensa: Por que Senhor? Por que fulano? Ele nem precisa, leva uma vida muito mais luxuosa que a nossa, e tem tudo do bom e do melhor. Por quê?
Às vezes, não se trata de questões financeiras, mas de algo que para nós tenha algum valor significativo, assim como tinha Isaque para Abraão, assim como talvez tenha para você seu ministério, sua profissão, seus estudos, alguns amigos e relacionamentos, seus hobbies como o de acessar a internet ou jogar bola, e muitas outras coisas que poderiam ser citadas. Agora eu pergunto: E se Deus nos pedisse agora, algo que para nós tem um grande significado, seria tão simples assim de entregar?
É, às vezes é difícil entender o porquê! Mas obedecer, não implica em saber o porquê, e sim, em fazer! Obedecer não é questionar, e agir. Obedecer, é agir simplesmente. Muitas passagens na bíblia retratam pessoas que não obedeceram e tiveram consequências por suas desobediências, pois a bíblia em Deuteronômio 11:26 a 28, diz: "Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição. Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando; mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor"...
Portanto, que saibamos obedecer, e pedir ao Espírito Santo sabedoria para fazer isso. Deus tem grandes coisas para nossas vidas e irá cumpri-las assim como cumpriu na vida de Abraão e na do povo de Israel, mas Ele nos põe a prova e quer que o obedeçamos, mesmo sendo difícil, mesmo sem entender e saber o porquê, mesmo que para isso, tenhamos que matar um gigante dentro de nós, porque Ele nos ama, e quer que cresçamos, aprendamos e vivamos em obediência e retidão.
Que Deus abençoe a sua vida, e te dê toda sabedoria para que viva em obediência.

Abraço, Jéssica Buzatto.

3 comentários:

  1. Parabéns Jessica que vc possa continuar crescendo em DEUS e compartilhando o tem aprendido.
    Beijos
    Heitor

    ResponderExcluir
  2. Que liindo! ;)
    Que Deus continue te abençoando,
    e que você continue aprendendo sobre a sua palavra! Beeijos ;**
    Maiara

    ResponderExcluir